segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro



Estava lendo aqui alguma coisa, e também ouvia música, quando soube, por intermédio de irmãos de letras e outras artes, que hoje era o Dia Mundial do Livro. Logo lembrei dos livros que celebram os feitos heróicos dos grandes homens, mas, fiel ás minhas origens tão modestas, também lembrei dos modestos folhetos de cordéis, e até dos poetas anônimos sem livros e sem memória. E pensei naquilo que um dia soube, por intermédio de outro irmão como aqueles ali citados, que haveria também "o livro dos homens fracos", e pensei que talvez um blog (ou blogue, parece que já se pode abrasileirar termos em inglês sem medo do ridículo, os que ridicularizavam já aprenderam), pois bem, talvez um blogue seja um dos tais "livros dos homens fracos".

Mas o quê seria "O Livro dos Homens Fracos"?

Alguém a quem prezo e respeito, o Dr. Jeezias Bastos da Costa, psiquiatra em Natal e que se tornou "médico com pedigi" (sic) por ter atuado também alguns anos em Princesa Isabel, na distinta e histórica Paraíba, foi que me falou de tal livro, e me contou a seguinte história. Nos idos de 1943 as Forças Armadas recrutavam homens para a guerra, e um caminhão desses de carregar gado descia a Serra do Teixeira carregado de jovens sertanejos, cabras machos que iriam defender o país na Festa da Morte que se desenrolava em palcos europeus. Surprendentemente um dos cabras machos gritava e chorava e esperneava e batia no vidro traseiro da boléia do caminhão, e de tanto chorar e gritar e espernear,  e esmurrar tal vidro, o tenente e o sargento resolveram mandar parar o caminhão ali no asseiro do precipício para dar uma lição de moral no cabra frouxo.

- Queísso rapaz? Você não é homem, não? Que tanto chororô de mulherzinha é esse seu cabra?

- Doutor Tenente, eu num seio matar gente, não! Doutor Sargento, eu num posso ir pra guerra, não!...

- Covarde! Pois saiba que existe um Livros dos Heróis, um  Livro dos Homens Fortes, onde ficará registrado o nome de todos aqueles que forem defender a Pátria nessa guerra contra as Forças do Mal, inclusive os que morrerem terão seu nome registrados nesse Livro dos Heróis da Pátria, e em todos os livros que falarem dos homens fortes do Brasil e do Mundo que derrotaram as terríveis forças do Mal e libertaram a humanidade!

- Mas eu não sei matar gente, eu só sei plantar minhas rocinhas de feijão e mii...

- E você não tem vergonha de só saber fazer isso, cabra frouxo?

- Bem, eu também faço uns versim...

- Ah, ele faz uns versim! (risos, gargalhadas) Pois se você fizer uns versim sobre essa situação e eu gostar dos versos, você volta daqui mesmo pra sua casa - ficará livre da guerra!

Consta então que o cabra frouxo, cujo nome não se sabe, conseguiu a proeza de ser dispensado ali mesmo da guerra pelos generosos e humaníssimos tenente e sargento do Exército Brasileiro, com o seguinte improviso em dez septilhas:

- Não me leve para a guerra,
não me cause essa tristeza
que eu não tenho a natureza
de ver sangue sobre a terra.
Me deixe aqui pela serra
morando den'dos buraco;
brincando com os macaco
- inda que passando fome...
E pode escrever meu nome
no Livro dos Homens Fraco!


                                                        *      *       *





BREVE HOMENAGEM AOS LIVROS

             "23 de abril é o Dia Mundial do Livro"


Os livros são livres,
Deus nos livre de não termos livros!
Somos livres enquanto tivermos livros.
Ourives são aqueles que os restauram.

Num livro cabe a Alma
não só de um homem,
mas de toda humanidade.

Um livro lembra um túmulo,
e ali dormem realmente almas e sonhos,
e até mesmo - com o perdão necessário! -
ali dormem os anjos originais, e ainda
dormem seus sonhos de infantes o Menino
e Seu Glorioso Pai, e também dorme o Malino.

É num livro que Maria, a jovem pura, dorme,
e onde também está a Adormecida, outra Bela.
Antes de ser túmulo o livro é um berço, pois.

Não há tumulto nos livros, é nos homens que há
o tumulto que eles espelham, em irascíveis homens
que resolvem destruir certos livros, até pelo fogo,
porque nem todos sabem apreciar o jogo
que é ver todos os homens crescendo.

São as palavras que alimentam a alma,
e as palavras se sentem muito bem nos livros;
elas caem muito bem ali,
elas estão mais livres quando estão lá.
Um livro é a emancipação das palavras.
Foi pelos livros que nos tornamos livres.

Peçamos hoje, nós humanos que amamos os livros,
perdão a eles também, pelo triste, pelo tristíssimo dia
em que incendiamos sua casa em Alexandria,
e tantos outros dias em que farsantes repetiram o gesto.

Registremos aqui nossa dor, e nosso protesto
contra o decantado "fim do livro",
porque antes de todo simples mortal
de Academia, é o livro que é imortal!


Antônio Adriano de Medeiros
23 de abril de 2012