segunda-feira, 5 de julho de 2010

PROJETO POÉTICO PARAIBANO



Certa vez privei da amizade de um político que era vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte e que, educadamente, me convidava aos sábados para almoçar. Aprendi muito sobre os homens e o poder naqueles almoços lá em Caicó. O meu amigo ocuparia o Governo por nove meses, que o titular precisaria se afastar para candidatar-se ao Senado. E muitas das vezs em que lhe iam fazer pedidos, ele sempre respondia iniciando a resposta com a frase "Quando eu for governador". Me impressionei com aquele poder, com alguém poder dizer isso assim tranquilamente, "Quando eu for governador", e conversando com outro amigo, hoje afastado, ele me deu a idéia de escrever o discurso a seguir, dedicado a um terceiro amigo.

As palavras em negrito são nomes de cidades paraibanas, com exceção de Natal, que é a Capital do Rio Grande do Norte.

Eu prometo!



PROJETO POÉTICO PARAIBANO

Para o Dr. Jeezias Bastos da Costa


Quando eu for governador da Paraíba
tranformarei Patos
em galinhas!
Pombal também será um galinheiro,
mas terá o seu pombódromo!
E onde apenas uma santa luzia,
o próprio Deus irá brilhar!

Quando eu for governador da Paraíba
João Pessoa renascerá,
e Campina de tão Grande explodirá
num São João de Esperança Imaculada!

Quando eu for governador da Paraíba
lutarei pela modernização do Estado onde nasci
mudando o nome de Conceição
para Kátia Suely,
e contratando o Olodum pra incendiar o Brejo das Freiras!

Quando eu for governador da Paraíba
vou mandar baixar o pau em São José dos Cacetes,
e tranformarei Riacho dos Cavalos
em um grande rio de éguas e potrinhas!

Quando eu for governador da Paraíba
do Junco farei um carvalho;
Areia será ouro em pó;
e Princesa dançará, liberta, por entre as Cajazeiras!

Quando eu for governador da Paraíba,
durante alguns meses de minha administração
transferirei para Natal
não apenas a Capital,
mas trambém todo o capital
que encontrar no Palácio da Redenção;
e assim, através do gesto de seu Governador,
a Paraíba estará demosntrando a sua gratidão e a sua admiração
por aquela terra brava e forte do Rio Grande do Norte!

Quando eu for Governador!


Antônio Adriano de Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário