sábado, 9 de julho de 2011

Das Damas da Noite


Descobri que existem pelo menos quatro plantas com o nome de Dama-da-noite, e todas exalam uma agradável fragrância ao anoitecer, com o intuito de atrair mariposas para sua nutrição. A mais comum em nossas hostes é conhecida também como jasmim-da-noite (Cestrum nocturnum).

Mas Dama da Noite e mariposa também têm significados metafóricos, sendo que quando a mariposa se torna dama da noite, aí surgem outras mariposas para alimentar às damas. Dama da Noite aí, desnecessário dizer, são as "mulheres horizonatalmente disponíveis", termo politicamente correto para as antigas "mulheres de vida livre", senco que aí se trata de uma bela,jovem e rica "menina de programa", que exerce sua arte e ofício por ideologia e prazer.

No poema, a sábia Dama da Noite é também pessoa culta, que leu As Confissões do Impostor Felix JKrull, último livro, inacabado, de Thomas Mann, onde o narrador diz que tais meninas, tais elegantes e sedutoras damas, deveriam ser proibidas de falar, pois que quando falam quebram todo o encanto que as envolvia.

Reenvio porque o poema, - dos que mais amo de minha modesta lavra - ainda não estava em meu blogue. E quem queiser pode ouvir Mariposa, de Adelino Moreira, com Nelson Gonçalves, em http://letras.terra.com.br/nelson-goncalves/47660/

absaam

DAMA DA NOITE

“Presta bem atenção, mariposa...”

Mas por que deveria, amor, lhe abrir a minha alma
se foi meu corpo que lhe interessou?
Pensa que sou uma qualquer?

Não me venha com a tolice de tentar regenerar-me:
sou uma mulher livre
e preciso sobreviver com o que tenho.

E se pensa em me fazer descobrir a razão
por que eu, jovem, rica, bonita e inteligente
venho aqui até você lhe dar o que quer e compra,
saiba que eu já o sei: é porque quero e gosto, querido!

Em minha vida tenho tudo já,
e também gosto muito
disso que fizemos há pouco,
principalmente quando ganho
literalmente algo de valor para fazê-lo.

Ora, e também aprendi que já sou musa de uma fantasia
e que devo falar o mínimo pra não quebrar o encanto.

Por isso lhe digo apenas que sou dama da noite,
flor que só à noite exala seu raro perfume
porque a natureza lhe ensinou
que precisa das mariposas, meu bem.


Antônio Adriano de Medeiros


Letra da musica Mariposa:

Adelino Moreira

Na batida do samba
Foi que eu te conheci
Numa roda de bambas
Que eu jamais te esqueci
Remexendo as cadeiras
Gingando e sambando
Com simplicidade
Até que um dia
Trocaste o meu samba
E a lua do morro
Pela luz da cidade
Segue o teu caminho Mariposa
Já que esta luz te embriaga
Mas nunca te esqueças Mariposa
Que toda a luz se apaga
Presta bem, atenção Mariposa
Neste aviso derradeiro
Antes que a luz da cidade se apague,
Pode cegar-te primeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário