terça-feira, 23 de outubro de 2012

Zoo - a greve no céu

 Brasil, 12 de outubro de 1995, um pastor chuta uma imagem sagrada para outra Igreja.

Hoje vamos brincar, vamos cantar, vamos ficar em companhia de santos, almas boas e pacíficas, se bem que, por bom humor e eivado apenas do desejo de criar uma história, os bons santos católicos - Santa Igreja com a qual comungo - hoje estarão raivosos, amotinados, ameaçando uma Greve no Céu, estando em Seu Perfeito, Sereno e Sábio, Equilíbrio  - apenas o Mestre dos Mestres, o Bom Jesus que, estando naturalmente no Seu Reino, ora fala como Ele mesmo, ora como o Pai.

O cordel, o poema, bastante satírico, reporta-se a um período conturbado entre os credos católico e evangélico (neopentecostais) no país, o episódio do Chute na Santa: "Chute na santa é o termo pelo qual ficou conhecido e pelo qual a população brasileira se refere, ainda hoje, a um episódio controverso ocorrido no dia 12 de outubro de 1995, quando um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus chuta uma estátua retratando uma santa católica. Durante o programa matutino O Despertar da Fé, transmitido pela Rede Record, o até então bispo Sérgio von Helder proferiu insultos verbais e físicos contra uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, à qual se dedicava o feriado do dia. O bispo da Igreja Universal protestava contra o caráter do feriado nacional de 12 de Outubro - Padroeira do Brasil -  não aceitando a crença da Igreja Católica. O acontecimento provocou forte repercussão em grande parte da sociedade brasileira." (wikipedia)

O poema defende que, diante da agressão à imagem da colega, os santos católicos exigem uma tomada de providência, e ameaçam fazer Greve no Céu, saindo também das paróquias para provocar santas agitações nas ruas de Terra e Céus, caso Aquele Que Pode não  tome uma atitude reparadora.

O verbo "enredar", no sertão, é fortíssimo: enredar significa tornar alguém poderoso ciente de grave falha ou erro de alguém menos poderoso. Por exemplo, se um irmão sabe de uma traquinagem de outro, ameaça "enredar a paínho" tal escorregão, com isso conseguindo favores do outro irmão, tipo chantagem. O xeleléu é o babão, o eterno bajulador, sendo que xeleléus de políticos, ricos e poderosos, é o que mais tem no Brasil inteiro. E parece que não só aqui.

E finalmente há a necessidade de explicar os  versos "Vou chamar PT e CUT pra organizar a greve":  hoje não se pode negar a importância do PT, partido dos trablhadores, na vida política brasileira, tal importância só um cego pode insistir em não ver - não sou petista, mas votei com o partido várias vezes. Mas houve tempos em que o PT e a CUT - central única dos trabalhadores - eram satanizados, eram vistos apenas como agitadores e grevistas, xiitas, radicais; para tentar dar, naquele tempo, uma dimensão longa, organizada, à greve que propunham, um dos santos quis chamar os competentes organizadores de greve para auxiliá-los.

E o mais o próprio poema conta. Lá pras tantas, Bom Jesus, que é poeta como eu, irritado e sem mais argumentos diante dos ímpetos vingativos das almas santas - imagine uma greve que paralilasse o perpétuo chegar de almas no Céu, vindas ora da Terra, ora do Purgatório; eventuais contendas com  a gente do Inferno... Ia ser um Caos no Céu de novo! -  pois bem, em sua Ira sempre Divina, Peixe muda o número e a sequência, as rimas inclusive, de versos das estrofes finais,  dá como um  murro na mesa de negociações, e diz que não vai fazer é nada, decerto querendo dizer que tais reuliços fazem parte da História e da Evolução de um povo, de um país.

O Peixe é mesmo um Sábio: gosto muito Dele.


absaam




A GREVE NO CÉU


A Deus eu peço perdão
antes de contar a história:
não sei com exatidão
se tal saga tão inglória
não passou de ilusão
de minha pouca memória.

A influência ilusória
que no mundo há hoje em dia
já contaminou política,
ciência e astrologia,
tendo chegado até onde
pensei que não chegaria.

O verso que se inicia
eu vou cantar de improviso,
discorrendo sobre um tema
duvidoso mas preciso:
vou-lhes contar a história
da greve no paraíso.

- "Terá perdido o juízo
o poeta dessa vez?"
- Se pensam assim, leitores,
eu não censuro vocês,
pois também duvidei muito
do que vi: mais de um mês!

Mas poeta de meu jaez
nunca falta com a verdade,
e podem acreditar
que houve a calamidade:
um dia, o paraíso
quase para a atividade.

Sant’Agustim, sem maldade,
certo dia acordou cedo
e foi queixar-se ao Senhor
de um tal Bispo Macedo,
fazendo tanta ameaça
que até Deus teve medo.

E o santo fez enredo
sobre uma grande besteira:
- "O Bispo fala de nós
de forma tão traiçoeira,
que nem mesmo Satanás
debocha de tal maneira."

E então contou a asneira
que fizeram a Aparecida:
que - "Só por ser brasileira
aquela santa querida,
levou furiosos chutes
de uma alma atrevida."

E que a santa entristecida
foi queixar-se a seus iguais,
e que os santos, revoltados
quando ouviram os seus ais,
articularam uma greve
nas hostes celestiais.

Pra não perturbar a paz
daquela santa nação,
dos santos estava vindo
uma representação
pra pedir que os evangélicos
recebessem uma lição.

Deus deu Sua opinião
tentando conciliar:
- "Deve haver uma maneira
de tal cisma se evitar:
não quero greve em meu reino,
vá lá lhes comunicar!"

Nem bem parou de falar
e chegaram os revoltosos:
alguns estavam até calmos
mas outros vinham raivosos,
e a santa Aparecida
tinha seus olhos chorosos.

Lá no meio dos raivosos
vi Tomé, Rita e João.
Sebastião trazia flechas,
Ciço tira o cinturão,
e o pacato Francisco
traz um cacete na mão.

São Pedro, de supetão,
sem nem tirar o chapéu,
diz assim: - "Não tem vergonha,
ou de crente é xeleléu?
Se não tomar providências,
vai haver greve no céu!"

E com sua voz de mel,
Maria falou assim:
- "Amado, eles são cruéis,
deram pra falar de mim:
desfazem de minha honra,
dizem que fui mulher ruim..."

Padim Ciço diz: - "Pra mim,
que briguei com Lampião
e desafiei o Diabo
nas terras lá do sertão,
ou tu tomas providências
ou deves satisfação!"

Também o primo João
perdeu cabeça e estribeiras,
e gritava: - "A crentaiada
só tem venais e rameiras:
vou queimar a raça toda
nas minhas grandes fogueiras!"

- "No Monte das Oliveiras"
- Respondeu então Jesus,
que era o mesmo que o Pai
e cuja voz tinha luz -
"Eu fiz bonito sermão
antes de morrer na cruz.

Naquele tempo, supus
que o amor há de vencer
a mais sórdida mesquinhez,
e por isso ousei dizer
que é amando uns aos outros
que nós devemos viver.

Devo-lhes esclarecer
que o ódio no coração
só leva à decadência,
à morte, à destruição.
E por isso os advirto:
ajam com meditação!

Pois nunca nesta nação
houve revolta ou motim,
vão crucificar de novo
como já fez gente ruim?
Quem prega a favor do ódio,
anda a pregar contra Mim!"

Respondeu-lhe São Joaquim,
que de Jesus é avô:
- "E o Senhor inda acha
que eles agem com amor?
Agrediram Aparecida,
zombaram de sua cor...”

São Pedro grita: - "O Senhor
agora está de que lado?
Do lado dos seus fiéis,
ou do Bispo endinheirado?
Parece até um político
que só pensa em ser votado..."

- "Ó Pedro, olha o cuidado
ao cobrar fidelidade:
não te esqueças que negaste
Meu Nome pela cidade,
quando foste interrogado
da noite da vil maldade!"

- "Deus, mas me diga a verdade"
- palavras de São Tomé -
"o Senhor vai permitir
que a turba de Lucifé
tome conta do rebanho
de Jesus de Nazaré?"

- "Me perdoe, Mestre que É"
- agora era Madalena -
"mas muitos cá dentre nós
tombaram em feroz arena,
defendendo a Tua Fé
contra o leão, a hiena!"

- "Não sei se valeu a pena"
- São Jorge falou então -
“ter-se transformado em mártir
e exemplo de cristão,
pra ser hoje achincalhado
por qualquer pastor ladrão!"

- "Ali tudo é canastrão!"
- São Pedro não pega leve -
"Se não tomar providência
contra o bando de almocreve,
vou chamar PT e CUT
pra organizar a greve!"

- "Se não tiver quem te leve,"
- São Jorge continuou -
"eu empresto o meu cavalo
ou as passagens te dou.
Mas só traz gente xiita
que é pra greve ter valor!"

- "Caro Jorge, por favor,"
- Pediu o Mestre da Fé -
"xiita é uma expressão
da gente de Maomé.
Vamos deixar de ironia
que grave o momento é."

- "De Shiva ou de Lucifé!"
- Gritou São Pedro, zangado -
"Eu não posso é aceitar
ver meu nome achincalhado
e o Senhor não fazer nada
como um deus afrescalhado!

Tudo aqui tá preparado
pra greve ser verdadeira.
Vamos sair das igrejas:
sem festa de padroeira
a Santa Sé passa fome,
pois só fica a dançadeira..."

- "Pedro, não diga besteira:
respeite Padre Marcelo!"
- era Jesus quem falava -
"Isso em ti não fica belo:
Eu vou descobrir um jeito
de não usar o cutelo."

- “Não vai sobrar um farelo
da vera Igreja Cristã!",
- grita um, e logo outro:
- "Só vai sobrar seita anã
se não tomar providência:
não espere o amanhã!"

- "Minha Obra não é vã
- respondeu o Criador -
"pra morrer amofinada!
E vocês se deem valor,
santaiada revoltada:
aqui sou Mestre e Senhor,
e não vou fazer é nada!"

Em Sua ira sagrada,
Bom Jesus se recolheu.
Ele pode mudar versos
que é poeta como eu.
Os santos tiveram medo
e foram dormir mais cedo,
e a greve ali morreu.


Antônio Adriano de Medeiros
Zoológico Fantástico