segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PRIMEIROS ESCRITOS DE NANIN - E NOTÍCIA DE ALGUNS AMIGOS INFLUENTES

Imagem encontrada em www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1024&bih=521&q=menino+escritor&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

Vez que enviei escritos do Nanin adolescente, vou postar seus primeiros escritos, e contar como surgiu o Menino. Bom, na verdade Nanin nasceu de uma frustração: tentei fazer uma homenagem a uma colega de lista a quem prezava (e ainda prezo, embora a mesma não esteja mais nas listas que frequento) e a mesma reagiu com raiva (hoje reconheço que "homenagem", a qual não lembro direito, era estranha mesmo, parece que tinha duplo sentido). Fato que eu, frustrado mas orgulhoso, cismei de escrever como criança para assim ser sempre entnedido...
Foi aí que surgiu o Nanin, que era meu apelido quando menino. Portanto, se ele tem pai, sou eu, e se tem uma mãe, deve ser Silvana Guimarães, quenem sabe disso; Nanin é o primeiro caso de paternidade conhecida e maternidade meio ignorada. Mas ele deve ter também outros pais açém dos,digamos, autores intelectuais, parece que o pai dele, o outro, trabalha em banco; da mãe, a outra, a profissão não aparee nos escritos.Explica-se talvez o suposto talento do Menino pela origem literária, não existencial: Guimarâes Rosa era tio de Silvana. Alem disso, o Menino é afilhado de Di Cavalcanti e Soledade Santos, poetas, e sua pediatra, "A doutora Mágica", é na verdade Márcia Maia, também poeta. Ele ainda é protegido de Amélia Pais, peota e professora portuguesa.

Se um Menino assim for menor que Chico Buarque, deixa a desejar! Chico era filho de Aérgio, sobrinho de Aurélio, e desde menino convivia com Vinicius de Moraes e semelhantes em sua casa.

Te cuida, Nanin!

Seguem alguns escritos, sendo o primeiro o que explica seu nascimento: um susto. Depois, menino intelectual, vem a professora e o Capeta, que era uma das coisa que assustava pessoas queridas naquele tempo. Mãe, Pai, e outras coisa vêm depois.
Uma coisa interessante em nanin: é uma criança que escreve para adultos! "A Mentira", desses abaixo, julgo que seria o mais interessante, porém o Bônus com um haikai do Menino e uma resposta também em haikai do saudoso poeta amazonense Anibal Beça é coisa rara.

Abraço,

Antônio Adriano de Medeiros


UM POEMA ASSUSTADOR

Eu tava brincando em casa,
assim, soletrando:

Bê com A, Bá;
Bê com E, Bé;
Bê com I, Bi;
Bê com O, Bó;
Bê com U, BUUUUU!

Aí apareceu um fantasma
e eu quase morria de medo...
Vou pedir à professora
me desensinar a ler.

Nanin,
Ntl, 21.03.02


TIA MARIA E O CAPETA

Minha professora, Tia Maria,
disse que eu não posso mais desaprender
a escrever, e que aquilo que eu fiz foi poesia,
coisa onde, ela diz, vez em quando anda o Capeta.
O Capeta ela disse ser um anjo brincalhão
que Deus mandou embora do céu
por causa de que ele não levava Deus a sério,
e hoje o pobrezinho só sai do Inferno vez em quando
e continua fazendo arte.
Eu gostei do Capeta porque ele é brincalhão
como eu, gosta de traquinagem.
Ela disse que eu escrevesse mais,
e aí ia perder o medo de fantasmas,
pois eles não existem, mas que eu não dissesse
nada à Madre do colégio porque ela é como Deus,
não gosta do Capeta e pode me botar de castigo.

Nanin,
Natal, 22.03.02



A RUA

A Casa é o lugar pra onde a gente vai
depois da Escola, mas aí entre uma e outra
tem a Rua. Na Rua tem muitos carros
e sujeira, e muita gente também,
e mamãe diz que ela é perigosa,
mas eu gosto de olhar a Rua,
pois me lembra o Circo, com palhaços,
trapezistas, moças de pouca roupa, e os bichos.
Os palhaços da Rua andam sempre de paletó.
Os trapezistas ora passam rápidos entre os carros,
ora pedem dinheiro no sinal, eles são corajosos.
Como as roupas são muito caras, as moças
só têm dinheiro pra comprar pouca roupa,
e sempre andam na Rua quase nuas, tadinhas!
Não entendo por que uns homens mal educados
assobiam quando elas passam, deve ser
zombando da pobreza das moças;
papai é bom, ele gosta de dar dinheiro às moças
pra elas comprarem mais roupas.
Os bichos da rua são mais magros e sujos
que os lá de casa, mas eu também gosto deles.

Nanin,
Natal, 21.03.02


MAMÃE

Mamãe é muito boa, me perfuma
e me dá banho e troca minha roupa,
além de amarrar o cadarço de meus tênis.
Só quando eu me sujo ou me firo
ela se zanga e briga comigo, ou quando
demoro a me levantar pra ir pra aula.
Não entendo por que papai às vezes dá nela,
pois escuto seus gritos de "Ai, tá doendo!",
mas logo no dia seguinte o perdoa
abraçada a ele, e o beija quando vai trabalhar,
porque mamãe é assim, muito boa.
Até os vizinhos e os pais de meus amigos
dizem que mamãe é muito boa.

Nanin.
Natal, 21.03.02


PAPAI

Papai também é bom, mas parece
que gosta mais do Trabalho que da Casa,
pois passa mais tempo lá, ô lugar mais sem graça!
Ele á amigo dos palhaços, mas é mágico
porque sempre consegue um tal de Dinheiro,
coisa que parece ter muita importância
para as pessoas, já vi gente grande
chorar pra papai dar dinheiro,
mas ele só dá de acordo com Os Papéis,
umas cartas só com números e sem figuras,
tudo sem qualquer graça. Também vai lá
um povo sorridente, e pra eles papai sempre dá
dinheiro, e ri muito também quando eles vão lá.
Papai parece que não sabe que quem manda
lá em casa sou eu, pois quando chega reclama
se eu não estudei e tal, mas mamãe arranja
sempre uma desculpa e me defende.
Ele também briga com minha irmãzinha,
mas é só ela chorar ou sentar no colo dele
que ele fica bem mansinho. Eu aprendi que
quando quero algo que ele não quer me dar,
é só mandar minha irmãzinha chorar,
ou mamãe pedir que ele acaba me dando.
Quando eu crescer vou gostar mais
da minha Casa do que do Trabalho.

Nanin.


A MENTIRA

A mentira é uma coisa que a gente diz
pra o mundo ficar mais bonito,
quando precisa esconder algo feio que fez.
Ela acalma muito as pessoas zangadas,
principalmente pessoas grandes e velhas.
Todo mundo diz que a mentira é feia
e que as pessoas grandes que dizem
muitas mentiras não merecem confiança,
e mamãe me diz pra eu nunca mentir
pra ela nem pra papai, mas ela mesma
mente pra papai quando precisa esconder
algo que eu fiz e que o deixou raivoso,
por isso que eu descobri que a mentira
também é prova do mais verdadeiro amor.

Nanin


HAICO DE NANIN

Trabalham à noite;
suam, correm, miam alto.
Fábrica de gatos.

Nanin


----- Original Message -----
From: "Anibal Beça"


Grande Adriano!

Gato no telhado:
são de Tarzan desafinado
os gritos de gozo

Nibin

Nenhum comentário:

Postar um comentário